Você sabe qual é a origem da Cachaça?
Pular para o conteúdo

Área do Parceiro
Entrar
Carrinho(0)
Seu carrrinho de compras está vazio!
Voltar à loja
Você sabe qual é a origem da Cachaça? - Cachaça.com.br

Você sabe qual é a origem da Cachaça?

Vem com a gente descobrir a origem dessa bebida que é genuinamente brasileira e feita a partir da destilação do mosto fermentado do caldo da cana-de-açúcar. 

A história da cachaça está diretamente e intimamente ligada a história do Brasil, já que possui raízes profundas em nosso contexto histórico e cultural, além de ser considerada uma das bebidas destiladas mais antigas das Américas. 

Período Colonial: A Cachaça tem sua origem lá na época colonial, quando os portugueses começaram a produzir o destilado a partir da cana-de-açúcar, que tinha uma presença abundante nas terras tupiniquins, o que possibilitou a produção em grande escala e impulsionou a criação de destilados, inicialmente conhecidos com o “bagaceira”. Não fica difícil de imaginar que a produção do destilado, logo se tornou uma atividade econômica de grande importância para a coroa. 

Escravidão: É importante deixar registrado que a produção de cachaça, também, estava diretamente relacionada com o sistema escravocrata do Brasil Colonial, uma vez que os escravos africanos foram trazidos para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar e, grande parte do seu conhecimento ancestral sobre fermentação e destilação, foram fundamentais na melhoria do processo de produção da cachaça. 

Principal atividade econômica: No período colonial o Brasil viveu o chamado “Ciclo do Açúcar”, que foi um período em que a produção e exportação do açúcar foram as principais atividades econômicas do país, e nesse ponto, a cachaça foi consequência, uma vez que surgiu como uma forma de aproveitar os subprodutos da produção do açúcar. 

Cultura popular: A cachaça se tornou uma bebida popular entre seu povo, sendo inserida em sua identidade e cultura, estando presente desde celebrações até o uso medicinal (assunto para outro momento e post) 

Ela faz a história dela: No decorrer da história do Brasil, a cachaça também teve sua relevância em momentos importantes, como na Revolta da Cachaça no Sec. XVII – um conflito que refletiu a importância política e econômica da bebida. 

Reconhecida em todo território nacional: Com o passar do tempo a bebida ganhou o reconhecimento que merecia, como um produto tipicamente brasileiro. E em 2019 foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), tem até o dia nacional dela por aqui. E vale lembrar que ela tem uma grande relevância no cenário internacional. 

É sabido que a cana-de-açúcar tem origem de outras terras e que o processo de produção de álcool em alambiques não é nosso, mas foi em solo brasileiro que a bebida nasceu e teve uma nova formatação.

Justamente por todos esses pontos levantados acima é que não tem como falar sobre o surgimento da cachaça sem falar da história do Brasil, a bebida é um reflexo dos aspectos econômicos, culturais e sociais do nosso país.  

Ela é, genuinamente, nossa e está entrelaçada com nossa trajetória!

✔️ Produto adicionado com sucesso.

Liquid error (layout/theme line 321): Could not find asset snippets/gameball.liquid